os 10 mandamentos para o sucesso da sua escola na Rede Social.

Atualizado: 13 de Nov de 2019

O Instagram é hoje uma das redes sociais que mais crescem no mundo todo, e garantir a presença e o espaço da sua escola nesta rede é uma forma estratégica de posicionar sua marca e potencializar o resultado de matrículas.





O número de seguidores de sua conta pode ser algo a ser levado em consideração, no entanto, cuidado com as métricas ilusórias. Um perfil de uma determinada escola com 1.000 seguidores pode gerar mais matrículas do que um perfil com 10.000 seguidores. Isso, por conta de seguidores que não tem o perfil de compra, como fornecedores, funcionários dos concorrentes, pessoas de outras cidades, professores buscando uma vaga, entre outros perfis que não estão relacionados a oportunidade de matrículas. Além disso, nada adianta ter muitos seguidores e não gerar novos leads de venda. O motivo deste post, é mostrar o que as escolas têm feito de errado e como usar de verdade o Instagram para gerar posicionamento da marca, crescimento de vendas e market share.


Para ilustrar, criamos os 10 mandamentos do Instagram, válido também para outras redes sociais. A aula completa está disponível na loja da DPGE.


1. Rede Social não é Agenda Digital

Há um enorme perigo, sobretudo no Instagram, quando a escola tem como seguidores os pais matriculados, abre a possibilidade dos concorrentes seguirem os pais e enviarem mensagens, convidando para uma visita de apresentação de matrículas. Isso já é um argumento para você repensar sua rede social?


2. Tenha uma Agenda de Comunicação com objetivos claros

Muito melhor do que publicar cinco posts por semana, é publicar um conteúdo que gere posicionamento da marca e leads para sua campanha de matrícula. Portanto, juntamente com as coordenadoras de segmentos, busque entender quais características os pais valorizam em sua escola.


3. Curtidas não pagam a conta da sua escola

Isso mesmo! curtidas nos posts não pagam as contas da sua escola. O que paga a conta da sua escola são matrículas novas. Portanto, quando for desenvolver uma nova postagem, sempre pense em falar dos diferenciais da escola e tenha foco em geração de novos leads para sua próxima campanha de matrículas.


4. Tenha uma Biografia estratégica no Instagram

Nada adianta publicar um post por cinco dias consecutivos e ficar dias sem publicar. Ser lembrado tem grandes vantagens, inclusive quando alguém pedir indicação de algo que você faz e os seus próprios seguidores lembrarão de você e te indicarão, trazendo assim novos visitantes para seu perfil.


5. Use os destaques

Os destaques do Instagram são os stories que ficam em evidência logo abaixo na bio do Instagram. Os destaques funcionam como um complemento à biografia da sua escola e são um dos primeiros pontos vistos por quem visita seu perfil. Crie destaques por segmentos: Infantil, Ensino Fundamental e Médio.


6. Envie mensagens

Use software para disparar mensagens automáticas no Instagram. Alguns softwares permitem que você envie mensagens personalizadas com o nome do novo seguidor.

Na nossa consultoria, já usamos diversos recursos, encontramos um com bom custo e benefícios, o BUME. Com esse recurso sua escola poderá criar diversas campanhas de envio de mensagens no Instagram, seguir os seguidores dos concorrentes e enviar mensagens de boas-vindas. Além disso, é possível acompanhar o crescimento e programa as postagens no Feed e no Story. Faça um teste grátis por 5 dias e após avalie se vale a pena.


7. Programe suas postagens

Conforme item anterior, programe suas postagens utilizando um software específico. Isso possibilitará não esquecer de uma data importante do calendário comercial. Vai garantir que sua escola comunique ao mercado os diferenciais da sua Proposta Pedagógica. A ação de comunicação garante o posicionamento da sua marca na mente do prospect e vai facilitar a tomada de decisão no período de matrículas. Quando você programa as postagens, você terá mais tempo para pensar em novas ações de marketing, como eventos, parcerias, promoções, campanha de descontos, indicação, etc. Em nossas ações usamos o Software para disparar mensagens direta, seguir seguidores do concorrentes e programar as postagens durante o ano no BUME.


8. Impulsione suas postagens

Nos últimos anos, o Instagram deixou de ser apenas uma rede de compartilhamento de imagens para se tornar uma das principais ferramentas de negócios para as escolas de educação básica. Logo, em qualquer estratégia de marketing nas redes sociais, a mídia paga exerce um papel essencial no resultado final. Algumas escolas conseguem obter 12% de participação na produção de novos Leads, apenas com o Instagram.


9. Seja constante em suas publicações

Nada adianta publicar um post por cinco dias consecutivos e ficar dias sem publicar. Ser lembrado tem grandes vantagens, inclusive quando alguém pedir indicação de algo que você faz e os seus próprios seguidores lembrarão de você e te indicarão, trazendo assim novos visitantes para seu perfil.


10. Instagram não salva

Isso mesmo! Apenas ações no Instagram não irá garantir o sucesso da sua campanha. Invista na comunicação integrada de marketing, ou seja, use outras estratégias, como Google Ads, Facebook ads, produção de posts no blog da escola, e-books, eventos internos e externos de esportes, ação social, palestras, orientações, etc.


No Curso os 10 mandamentos para o sucesso da sua escola na Rede Social Instagram, nossos especialistas detalham cada passo para sua escola crescer na rede, posicionar a marca e gerar novos leads de vendas. Iniciamos ensinando como identificar o público-alvo. Sugerimos também uma agenda de postagem com os diferenciais da sua marca e uma planilha para seu colégio realizar o planejamento estratégico para atuar na mídia. Se sua escola não quer transformar o Facebook e Instagram em uma agenda de pais e quer usar as redes para fazer novos negócios, esse curso definitivamente é para você.


O curso está no formato de e-book completo. Bônus: planilha contendo uma agenda de comunicação nas redes.


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