O que é qualidade para os pais e alunos?

Atualizado: 8 de Nov de 2019



A qualidade na educação tem diferentes definições, que dependem do ponto de vista sob qual é analisado por diferentes profissionais da área educacional. A gestão da qualidade na educação busca a melhoria dos processos, independente da definição aplicável. Gestão da Qualidade é uma estratégia da escola para entregar a qualidade máxima em todos os processos e estar alinhada com as expectativas básicas dos pais que contratam um serviço particular de ensino.

Muitas escolas particulares investem em inovação, tecnologia, programa bilíngue, certificação internacional, entre outros recursos, no entanto, esquecem de analisar o que de fato os pais buscam na escola. No final da contas, a mensalidade poderá ficar acima do suportado pelos pais e ainda o nível de satisfação continuará o mesmo, ou até pior.

Logo, o sistema de gestão da qualidade busca estar em conformidade com as necessidades dos alunos, pais e colaboradores, antes de inovar ou realizar mudanças significativas, ou seja, é preciso buscar entender o que de fatos os pais valorizam em sua escola e até o quanto estão disposto a pagar por isso.

Com base nos dados, sua escola poderá fortalecer o que tem de melhor e pensar na viabilidade financeira para investir em outros projetos.

O sistema de gestão da qualidade tem o objetivo de desenvolver fatores competitivos, posicionar a marca, agregar valor, satisfação, retenção de alunos, pesquisa de mercado, redução de custos, melhorar o clima organizacional e ter foco nos resultados pedagógicos e financeiros.



João Maurício é Consultor em Gestão Escolar, formado em Administração de empresas com MBA em Marketing, estudando MBA em Gestão Escolar pela ESALQ USP. Atua na implantação de certificação da qualidade e em pesquisa de mercado com desenvolvimento de estratégias competitivas. Desenvolve estudos sobre Competitividade, Qualidade, Crédito e Cobrança para Instituições de Ensino Básico.


14 visualizações