Como garantir a retenção dos alunos?

Atualizado: 25 de Set de 2019



Realizar a retenção de alunos é uma tarefa de todos os departamentos da escola. São ações de todos como pesquisa de satisfação do aluno e da família, eventos, investimentos, tecnologia, qualidade, atendimento, resultados e inovação pedagógica que contribuem para manter a matrícula ativa.

No entanto, cabe a gestão pedagógica liderar e nutrir o marketing com informações e materiais relevantes para o desenvolvimento do plano de retenção de alunos.

O plano está focado em mostrar os diferenciais e a qualidade da escola, mostrando às famílias que o que pagam a mensalidade está sendo bem investido, além de aumentar o sentimento de orgulho e pertencimento à comunidade escolar – e, como consequência, é claro, aumentando a retenção de alunos. A área de gestão pedagógica irá definir juntamente com a direção a meta de retenção de alunos e participará das reuniões da qualidade para ajudar nas soluções e melhorias.

  • Pesquisa de Satisfação dos pais e alunos

  • Programa contra bullying

  • Apresentar resultados pedagógicos concretos

  • Ter um programa de gestão dos Problemas comportamentais

  • Garantir que as reclamações foram sanadas

  • Analisar os motivos das transferências

  • Ter uma política de inadimplência clara

  • Garantir que os pais saibam os diferenciais da escola

  • Ter um programa de engajamento dos pais na escola

  • Garanta apoio pedagógico para alunos com baixa notas

  • Observe os alunos e converse sobre a escola

  • Monitore a segurança dos alunos

  • Tenha um programa de retenção no Ensino Fundamental, anos finais.

Baixe uma planilha e avalie quantas ações sua escola executa para garantir satisfação e retenção dos alunos.



João Maurício é Consultor em Gestão Escolar, formado em Administração de empresas com MBA em Marketing, estudando MBA em Gestão Escolar pela ESALQ USP. Atua na implantação de certificação da qualidade e em pesquisa de mercado com desenvolvimento de estratégias competitivas. Desenvolve estudos sobre Competitividade, Qualidade, Crédito e Cobrança para Instituições de Ensino Básico.


0 visualização