Pesquisa de Mercado: Conheça 8 motivos pelos quais sua escola deve fazer.

Atualizado: 24 de Mai de 2019



Em tempos de alta competitividade e crise econômica, os gestores de escolas particulares estão mais atentos aos sinais do mercado em que atuam. O tema educação no Brasil tem passado por muitas mudanças em vários aspectos, e os pais dos alunos estão recebendo diversas informações e mudando os critérios com relação a decisão da escola ideal para os seus filhos.

Dentro desse contexto, queremos destacar a necessidade da pesquisa de mercado, capaz de fornecer dados importantes sobre as famílias e informações relevantes sobre o momento do setor, permitindo um realinhamento nas estratégias e ganho de eficiência para a estratégia de marketing da escola.

A pesquisa de mercado pode ser iniciada dentro da escola, analisando as preferências dos pais dos seus alunos e por meio dos dados do Censo da Educação fornecido pelo INEP. A pesquisa poderá nos fornecer vários dados importantes, como volume de matrículas por escola, quantidade de funcionários e crescimento das matrículas comparando com os anos anteriores.

Confira a seguir 8 benefícios de uma boa pesquisa de mercado e comece a investir o quanto antes neste recurso estratégico:

  1. Conhecer os segmentos: A pesquisa poderá nos fornecer informações estratégicas, como as preferências do mercado de massa, ou seja, uma parte do mercado prefere escolas com foco nos vestibulares, escolas bilíngues, escolas menores, escolas com uma proposta pedagógica diferenciada. Quando conhecemos as escolas da nossa cidade podemos classificar a preferência também com relação aos valores das mensalidades. Isso significa que podemos organizar o mercado geral em pequenos fragmentos que chamamos de segmentos de mercado.

  2. Concorrência: Por meio da evolução dos dados de cada ano, podemos analisar a evolução das matrículas das principais escolas da nossa cidade e entender o crescimento do mercado.

  3. Implementar melhorias: A pesquisa de mercado pode nos fornecer dados importantes para entender as preferências e identificar como podemos melhorar nossos processos, infraestrutura e a Proposta Pedagógica da nossa escola.

  4. Oportunidades: Caso queira abrir uma escola em uma nova cidade, a pesquisa de mercado organiza os segmentos por classe social, localização e preferências com relação à linha Pedagógica.

  5. Classe Social: A pesquisa de mercado possibilita descobrir o quanto os pais estão dispostos a pagar e saber se sua escola está praticando a mensalidade aderente ao mercado-alvo.

  6. Enem: Se sua escola atua no Ensino Médio é possível acompanhar a evolução dos seus principais concorrentes no desempenho do Enem e comparar com a evolução interna. Isso permite repensar o fazer pedagógico e traçar novos rumos.

  7. Estratégia de Comunicação: Quando você conhece o seu mercado, identifica o segmento em que sua escola deve focar a comunicação integrada de marketing, logo sua escola ganha eficiência na campanha de matrícula e cresce.

  8. Evita a inadimplência: Quando sua comunicação é dirigida ao público-alvo, recebe famílias que se identificam com sua proposta pedagógica e tem o perfil sócioeconômico aderente ao praticado por sua Instituição, evitando evasão e inadimplência.

Os benefícios de uma pesquisa de mercado são muitos e podem ser decisivos para o sucesso de sua estratégia de marketing. Os dados também são essenciais para saber se sua equipe Pedagógica está trabalhando de forma eficiente, atendendo as demandas das famílias. Portanto, é extremamente importante realizar, pelo menos a cada dois anos, uma pesquisa de mercado e analisar juntamente com os líderes de áreas as informações, buscando democraticamente novas ações com foco na manutenção, crescimento a qualidade do serviço educacional.



João Maurício é Consultor em Gestão Escolar, formado em Administração de empresas com MBA em Marketing, estudando MBA em Gestão Escolar pela ESALQ USP. Atua na implantação de certificação da qualidade e em pesquisa de mercado com desenvolvimento de estratégias competitivas. Desenvolve estudos sobre Competitividade, Qualidade, Crédito e Cobrança para Instituições de Ensino Básico.


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