Sua escola tem processos definidos?


Conheça os benefícios de escolas que mantêm processos bem definidos na área de gente & gestão.

O futuro pertencerá às instituições de ensino que conseguirem explorar o potencial das prioridades, investir em qualidade, tecnologia, indicadores de performance e processos bem definidos. Identificar todos os processos do colégio e gerenciá-los é a melhor forma de reduzir o risco de erros, minimizar os custos operacionais, potencializar ganhos e melhorar a qualidade.

A Fundação Nacional da Qualidade define que processos são de fundamental importância e que estão relacionados às sequências de atividades necessárias para realizar transações e prestar serviços, o que nem sempre é visível ao cliente e a quem realiza essas atividades.

Ter processos maduros e eficientes garante que o time saiba o que fazer, quando fazer e o que é esperado de cada um. Na troca de função, o novo colaborador poderá contar com um manual de tarefas e processos como uma trilha de treinamento que norteará suas ações e capacitação para o trabalho. Ter um manual de tarefas minimiza riscos e custos extras de treinamento e aumenta consideravelmente a produtividade de toda equipe. Quando todos sabem quais são suas metas e tarefas e recebem treinamento e acompanhamento, os mantenedores conseguem dar foco ao que de fato faz a diferença: educação de qualidade. Com a operação funcionando, os líderes conseguem focar na busca de inovações e melhorias no ensino.

Além disso, os processos contribuem para integrar os novos colaboradores, propor um plano de cargos e salários e até mesmo entrevistas de desligamento para entender como o ambiente de trabalho poderá ser melhorado.

Por fim, quando os processos são bem definidos, os líderes podem estabelecer indicadores e planos de ação para entregá-los. Com a entrega, a receita aumenta e é possível investir em novas contratações, formação continuada e tecnologia educacional. Com uma proposta pedagógica bem elaborada, um corpo docente bem preparado e equipado, a instituição entregará melhores resultados educacionais e logo se destaca como uma escola diferenciada e competitiva.

João Maurício é Consultor em Gestão Escolar, formado em Administração de empresas com MBA em

Marketing. Atua na implantação de certificação da qualidade e em pesquisa de mercado com desenvolvimento de estratégias competitivas. Desenvolve estudos sobre Competitividade, Qualidade, Crédito e Cobrança para Instituições de Ensino Básico

Referências:

Fundação Nacional da Qualidade .Porque os processos são tão importantes Disponível em:<http://www.fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/artigos/por-que-os-processos-sao-importantes/>. Acesso em: 16 de Maio. 2018.


63 visualizações