Quanto vale sua escola?

Atualizado: 24 de Mai de 2019


Entenda como avaliar o valor da instituição para uma futura venda.


Você sonhou, planejou, executou e a escola nasceu. Tudo ocorreu bem, os segmentos cresceram organicamente, as campanhas de matrículas geraram resultados e agora você está pensando no futuro, naturalmente. Uma boa avaliação permite que os mantenedores vejam com clareza como está a saúde da instituição de ensino.

Existem dois momentos em que é comum os diretores procurarem saber o valor do colégio:

  1. Quando decidem procurar investidores que possam trazer capital de giro para expandir o colégio ou abrir uma nova unidade;

  2. Quando recebem propostas de empresários interessados em comprar a escola em sua totalidade.

Independente dos motivos, descobrir como calcular o valor de seu colégio é muito importante, pois de posse dessa informação você terá melhores condições para negociar com um possível investidor, seja para vender a totalidade da escola ou para conseguir um aporte significativo de capital para investir. O que precisamos saber é: qual será o valor justo de pagamento por tudo que já foi construído?

As métricas para realizar valuation podem ser totalmente operacionais, ou seja, será avaliada a capacidade da instituição de gerar dinheiro. Primeiramente, será avaliado o potencial de crescimento no que se refere à infraestrutura e aos segmentos que a escola já oferta, o que tem relação direta com o indicador de taxa de ocupação de sala de aula. Serão avaliados também o ticket médio atual, potencial de aumento de receita, percentual de bolsas concedidas e taxa de inadimplência. Uma outra avaliação será realizada em ambiente externo: concorrência, perfil socioeconômico e taxa de crescimento da região. O fator externo é importante para determinar a idade da população e o potencial de consumo.

O cálculo final exigirá projeções de caixa com mínimo de cinco anos e será considerado o custo necessário para trazer ao presente valores que só seriam obtidos no futuro.

Ao contrário do que gostaríamos, não existe uma resposta definitiva ou uma maneira absolutamente precisa e objetiva de estimar o valor de uma escola, mas o caminho para aumentar o valor da escola é investir no fortalecimento da marca, na qualidade pedagógica, desenvolver processos definidos e operar com gestão moderna, profissional e enxuta. Esses serão os fatores determinantes para que um colégio mantenha o crescimento ano após ano e alcance maior valor de venda.

João Maurício é Consultor em Gestão Escolar, formado em Administração de empresas com MBA em Marketing. Atua na implantação de certificação da qualidade e em pesquisa de mercado com desenvolvimento de estratégias competitivas. Desenvolve estudos sobre Competitividade, Qualidade, Crédito e Cobrança para Instituições de Ensino Básico.

#Estratégiacompetitiva

135 visualizações