QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: Primeiros passos

Atualizado: 24 de Mai de 2019



O Primeiro Passo é admitir que, sozinhos, não temos resposta para tudo e não dominamos todas as áreas da Gestão Escolar, o que não quer dizer que essa constatação implica simples aceitação e, portanto, imobilização .Nessa etapa inicial, o segredo é buscar as melhores práticas e comparar os próprios processos com aqueles de escolas que são referência de práticas de sucesso e altos índices de aprendizagem.Esse é um grande desafio!Tenho visto muitos líderes de escolas fecharem-se entre quatro paredes, achando que descobriram o método perfeito para ensinar e que não precisam conhecer outras realidades.

Há poucos dias, nosso time ligou para uma escola para oferecer uma Avaliação Pedagógica completa e sem custos, por meio de uma parceria de uma grande empresa de formação continuada.A mantenedora daquela pequena escola de educação infantil e ensino fundamental I disse que estava investindo em outras áreas e que avaliar os processos pedagógicos não era sua prioridade naquele momento. Pensemos juntos! Se ter clareza da efetividade dos processos pedagógicos não é prioridade, então investir na qualidade do ensino também não é! O que seria mais importante do que a qualidade?

Realizar uma avaliação 360° e buscar entender quanto sua escola tem de oportunidade de crescimento em processos, métricas, indicadores e metas de aprendizado é investir em qualidade. A autoavaliação busca identificar os pontos fortes e os pontos que requerem cuidados e melhoria, além de comparar as próprias práticas com as de escolas que estão nos rankings dos indicadores de ensino, e não estou falando do ENEM, ainda.

O Segundo Passo é engajar todo time em um Plano de Ação sólido, com objetivos e datas previstos para conclusão.

O Terceiro Passo é medir os resultados,reconhecer os esforços e traçar novos desafios, incentivando a qualidade continua.

Esses passos são os que conduzem ao caminho para melhorar a vida das pessoas por meio da educação, estabelecendo novos desafios e repensando frequentemente os resultados, buscando sempre referência para o próprio jeito de ensinar e, claro, atingindo metas de aprendizagem e alavancando resultados.



João Maurício é Consultor em Gestão Escolar, formado em Administração de empresas com MBA em Marketing. Atua na implantação de certificação da qualidade e em pesquisa de mercado com desenvolvimento de estratégias competitivas. Desenvolve estudos sobre Competitividade, Qualidade, Crédito e Cobrança para Instituições de Ensino Básico


77 visualizações