O Fluxo de Caixa e sua Importância na Gestão Escolar

Atualizado: 24 de Mai de 2019



Dentre os instrumentos de grande relevância na chamada gestão financeira ou administração escolar, de modo geral, há que se destacar o Fluxo de Caixa. O Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante, que controla toda a movimentação financeira da escola, ou seja, as entradas e as saídas de recursos financeiros em um período determinado. Essa ferramenta é uma projeção que demonstra todos os pagamentos e recebimentos, conforme o plano orçamentário.

O responsável pelo fluxo de caixa necessita de uma visão geral de todas as funções da escola, como pagamentos, nível de inadimplência, recebimentos, novas matrículas, nível dos descontos com bolsas, compras de materiais de ensino e de papelaria, compras de materiais de limpeza, salários e outros. A importância do Fluxo de Caixa é dada pela necessidade de prever o que se pode gastar no futuro, dependendo da entrada e saída.

É uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador da escola nas tomadas de decisões. É por meio dele que os custos fixos e variáveis podem ser mensuráveis e controlados, bem como o nível de lucratividade e rentabilidade da unidade educacional.

O Fluxo de Caixa permite várias vantagens na gestão escolar. Essas vantagens são:

1. Redução do custo a partir da redução da necessidade de contratar capital de giro de instituições financeiras;

2. Relação entre a entrada financeira e as respectivas saídas em um determinado período;

3. Possibilidade de tomada de decisão de aquisições à vista, com significativa redução de custos a partir do poder de negociação;

4. Possibilidades de envolvimento de outras áreas, como comercial e cobranças, com foco em entradas rápidas para evitar desconforto financeiro.

5. Planejamento financeiro completo, que permite ter visão do fechamento do caixa nos próximos meses, distribuição de lucros ou inserção de novos investimentos.

Por fim, por tudo destacado, é fácil perceber que esse instrumento de gestão aplica-se perfeitamente à Gestão Escolar. É um recurso que pode contribuir para elevar o nível da qualidade do ensino, uma vez que, com saúde financeira, a escola poderá investir em infraestrutura, tecnologia e outros recursos que facilitam o ensino e a aprendizagem.

A DPGe oferece um Diagnóstico completo na área de Gestão e Finanças, além de outras áreas importantes da Gestão Escolar.Entre em contato e solicite a visita de um Consultor Especializado.



João Maurício é Consultor em Gestão Escolar, formado em Administração de empresas com MBA em Marketing. Atua na implantação de certificação da qualidade e em pesquisa de mercado com desenvolvimento de estratégias competitivas. Desenvolve estudos sobre Competitividade, Qualidade, Crédito e Cobrança para Instituições de Ensino Básico

#GestãoeFinanças #Fluxodecaixa

65 visualizações