Quais são os indicadores importantes para a Gestão Escolar de Alta Performance?

Atualizado: 24 de Mai de 2019



Para transformar a estratégia da escola em realidade, são necessárias metas. Além disso, é essencial para que todos os colaboradores tenham como foco construir soluções alinhadas com os grandes desafios do mercado, que não são poucos :concorrência, novos investidores, inadimplência, economia em baixa, desemprego, carga tributária e muitos outros.Mas, quais são os indicadores (KPI) importantes para uma Gestão Escolar de Alta Performance?

No nosso trabalho de consultoria, sugerimos 6 indicadores:

1- Alunos Matriculados;

2- Taxa de Ocupação das salas de aulas;

3- Percentual de Bolsas e Descontos;

4- Nível de inadimplência;

5- Nível de Serviço - Avaliação do nível de satisfação dos pais e alunos atuais;

6- Resultados pedagógicos.

Após definição das Metas, precisamos registrar tudo em um quadro de "Gestão à vista", podendo controlar os resultados durante todos os meses. Além disso, precisamos engajar nessa ação todos os colaboradores.

Todos precisam ter ciência da sua meta, o que contribui, também, com ganhos na entrega individual e total. Para que todos controlem suas entregas, a escola poderá desenvolver, em paralelo, um programa de incentivo individual, uma planilha em que poderão inserir os números e, mensalmente, eleger o TOP do mês, que poderá ocorrer por áreas.

Esse desdobramento preciso viabiliza a distribuição homogênea dos esforços por toda escola e incide na avaliação do desempenho, realizando o pagamento justo de bônus pela entrega do que estava proposto nas metas.

Pronto! Metas definidas, time engajado. Agora, a escola deve agendar reuniões mensais ou semanais para discutir a evolução dos resultados. Com o time reunido, ficará mais fácil desenvolver um Plano de Ação para sanar as defasagens identificadas entre os resultados parciais e as metas.

Uma Gestão Escolar com Metas definidas aumenta o esforço de todos os colaboradores nos temas prioritários e, além disso, traz benefícios para o clima da unidade, por meio da definição de papéis, da ampliação da escola e da alegria de ser desafiado, já que são eles que nos movem para atingir os resultados.

Baixe aqui um Modelo de Quadro de Gestão à vista para você acompanhar os principais indicadores da sua escola.

A DPGE oferece um Diagnóstico completo na área de Gestão de Indicadores e Metas,além de outras áreas importantes da Gestão Escolar.Entre em contato e solicite a visita de um Consultor Especializado.



João Maurício é Consultor em Gestão Escolar, formado em Administração de empresas com MBA em Marketing. Atua na implantação de certificação da qualidade e em pesquisa de mercado com desenvolvimento de estratégias competitivas. Desenvolve estudos sobre Competitividade, Qualidade, Crédito e Cobrança para Instituições de Ensino Básico

#metas

77 visualizações